UNIDADE 4
REFERÊNCIAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
COMO IMPRIMIR
   consideraÇÕes finais

Ao término deste trabalho, esperamos que você possa ter apreendido os pontos principais que irão subsidiá-lo como profissional da fonoaudiologia no contato com os professores e com as escolas. Partimos do pressuposto que a grande maioria dos clientes que você terá contato, têm experiências na instituição escola, e que ela poderá ser uma parceira fundamental na prescrição das terapias que você irá adotar.

Passamos por um marco teórico que fundamentou-nos desde a Filosofia, a Sociologia, a História e a Psicologia da Educação, a fim de que pudéssemos ter subsídios acerca das tendências que embasam a educação brasileira. Assim, com a grandiosa e, talvez, inestimável contribuição Freiriana, fizemos uma releitura crítica da função social da educação e da escola em uma sociedade em mudança.

Tivemos, ainda, a preocupação em fundamentar a concepção acerca do processo ensino-aprendizagem, baseado na abordagem interacionista de desenvolvimento e aprendizagem humana, a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon, demonstrando a importância das interações sociais e da afetividade no trabalho pedagógico da formação de pessoas na instituição escola.

Dessa forma, abordamos a escola à luz do paradigma interdisciplinar, apostando que é possível invertermos a lógica disciplinar e cartesianas que ao longo dos tempos se hegemonizam em práticas pedagógicas escolares, apontando a organização dos projetos interdisciplinares como uma dessas alternativas.

Portanto, esperamos que você tenha usufruído deste material, e compreenda as nuances entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia.