INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA

1.5 ESTUDOS DOS PLANOS ANATÔMICOS - PLANIMETRIA

A necessidade de se colocar o corpo humano em uma posição padrão existiu e, a partir daí, com o auxílio de planos geométricos foi elaborado um estudo que ficou conhecido como Planimetria

Todos os termos apreendidos nesta aula serão utilizados durante todo o curso de Anatomia.


Para entender os Estudos dos Planos Anatômicos é importante conhecermos alguns conceitos, termos e divisões. Assim temos:

Planimetria
É um método convencional aplicado em Anatomia, visando o estudo do indivíduo como um todo ou por meio de peças anatômicas isoladas.

Pontos de referência
São estruturas do corpo humano que servem como base para estudo dos planos anatômicos. São referenciados: osso frontal, osso occipital, suturas sagital e coronal, ventre, dorso, coluna vertebral, apêndice caudal e superfície plantar.
           
Planos Anatômicos
São planos imaginários que tangenciam ou seccionam a superfície corporal do indivíduo. 

Planos fundamentais, primários ou de enquadramento
Tangenciam a superfície corporal. Pela interseção dos planos obtemos a formação de um sólido geométrico – paralelepípedo –, dentro do qual estaria o indivíduo. Podem ser horizontais e verticais.

Planos fundamentais verticais:

- anterior, ventral ou fronto-ventral;  

- posterior, dorsal ou occipto-vertebral; 

- lateral direito ou destro; e

- lateral esquerdo ou sinistro.

 

Planos fundamentais horizontais:

- superior, cranial ou cefálico; e

- inferior ou podálico.

 

Para aprofundar seus conhecimentos, consulte as seguintes referências:

Atlas do Netter
Atlas do Sobotta
Atlas Barsa do Corpo Humano
                 

 

Eixos do corpo humano

São linhas imaginárias que se projetam no corpo, indo do centro de um pólo anatômico a outro.

- Eixo longitudinal, crânio-caudal ou céfalo-podálico é um eixo heteropolar que vai do centro do pólo cefálico ao centro do podálico.

- Eixo sagital ou antero-posterior é um eixo heteropolar que vai do centro do plano anterior ou ventral ao centro do plano posterior ou dorsal.                                     

- Eixo transversal ou latero-lateral é um eixo homopolar que vai do centro do pólo lateral direito ao centro do pólo lateral esquerdo.

Os deslocamentos destes eixos nos permitem realizar os cortes que vão dar origem aos planos de divisão que nos levam as secções básicas do corpo humano:

- Corte sagital mediano, obtido pelo deslocamento do eixo céfalo-podálico ao longo do plano mediano (no sentido antero-posterior), divide o indivíduo em metade direita e esquerda.

- Corte transversal, se consegue ao deslocar o eixo antero-posterior em 180 graus, tendo como resultado uma metade superior e outra inferior.

- Corte coronal, se consegue com o deslocamento do eixo latero-lateral no sentido céfalo-podálico, divide o indivíduo em metade anterior e posterior.

 

1
1/3