AULA 1
REFERÊNCIAS
SÍNTESE DA UNIDADE
CONSIDERAÇÕES FINAIS
COMO IMPRIMIR
   REFERÊNCIAS

APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

____. Arte Educação. In. Zanini, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 2 v.

____. Questões de arte-educação. In: Fazendo arte. MEC FUNARTE/Secretaria de Cultura. Rio de Janeiro, 1984, n. 4 (periodicidade irregular).

____. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

____. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: a aprendizagem triangular. In: SABINO, Zélia Regina; ALVES, Jucélia Maria (coord.). O ensino da arte em foco.  Florianópolis: Ed. da UFSC, 1994.

____. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

____. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CASTANHO, Maria Eugênia de Lima e Montes.Arte-educação e intelectualidade da arte. Campinas: 1982. (Tese de Mestrado).

COSTA, Cristina. Questões de arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril, 1980. (Coleção Os Pensadores).

FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade–um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FERRAZ, Maria H. C. de T.; FUSARI, Maria F. de R. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993. 

FORQUIN, Jean-Claude. A educação artística - para que? In: PORCHER, Louis (org.). Educação artística:luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

FUSARI, Maria F. de; FERRAZ, Maria H. C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992. 

LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.

MAGALHÃES, Ana Del Tabor V. Marchas e contramarchas do ensino de arte: tramas e relações das propostas pedagógicas no ensino de arte.1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Amazônia, Belém, 1998.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: Moreira, Antônio F, B.; Silva, Tomaz Tadeu (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1995.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes.Porto Alegre: Mediação, 1999.

READ, Herbert. Educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia:teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1991.

SMITH, Ralph. Excelência no ensino da arte. In. Arte-educação:leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.