APRESENTAÇÃO
UNIDADE 1
REFERÊNCIAS
AUTOR
COMO IMPRIMIR
   CONCEITOS BÁSICOS

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

- Conhecer os fatos marcantes na história dos computadores;

- Entender como os computadores evoluíram até os dias de hoje;

- Saber classificar os computadores.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

Embora o conhecimento da origem e evolução dos computadores não seja essencial para um aluno compreender o seu funcionamento, é interessante que você possa ter a oportunidade de acompanhar historicamente seu desenvolvimento. Nesse sentido,  vamos  relatar  algumas  das  principais invenções  do  homem  que  vieram  a culminar  na  criação  dos computadores  de  hoje  e  como  estes  computadores  são classificados, por  meio  da  leitura  dessa  unidade  e  da  realização  dos  exercícios  e atividades encontrados no ambiente virtual.

 

1.1 HISTÓRICO DOS COMPUTADORES

A história da computação teve origem com o homem pré-histórico quando este sentiu a necessidade de contar o tempo e assim poder melhor definir os períodos de plantio e colheita. O homem utilizou inicialmente os próprios dedos como instrumento para contar, dando origem ao sistema decimal e aos termos digital e dígito.

Entretanto, com o passar dos tempos, ele percebeu que apenas os dedos eram  insuficientes  para  realizar  os  cálculos  e  passou  a  utilizar  pedras, gravetos  e marcas nas paredes das cavernas.

Alguns   povos   da   antigüidade   também   usavam   instrumentos   para   a realização de cálculos. Há registros sobre a descoberta de tábuas de argilas utilizadas pelos habitantes da antiga Babilônia, contendo tabuadas. Acredita-se que as tábuas foram  escritas  por  volta  de  1.700  a.C.  e  usavam  o sistema  sexagesimal  (60)  que deram  origem  às  atuais  medidas  de tempo.  É  também  atribuída  aos  babilônios  a invenção do ábaco, que para alguns historiadores marca o início da construção de equipamentos que, com a evolução da tecnologia, chegariam no que conhecemos hoje como computador.

Segundo  Monteiro  (2002),  é  comum  dividir  a  história  da  evolução  dos computadores  de  acordo  com  o  elemento  eletrônico  básico  de  sua organização: válvulas, transistores, circuitos integrados, pastilhas de alta e muito alta integração (VLSI). Entretanto, a idéia do uso de métodos de computação é bem mais antiga que os dispositivos elétricos e eletrônicos. Assim, adotar-se-á inicialmente neste curso a divisão da história em épocas proposta por Monteiro (2002), que vão desde o uso de dispositivos mecânicos (ábaco) até a época dos dispositivos eletrônicos que deram início às conhecidas gerações de computadores.

1.1.1 Época dos Dispositivos Mecânicos (500 a.C. – 1880)

Alguns dos principais inventos mecânicos utilizados para efetuar cálculos aritméticos são descritos a seguir:

2000 a.C - Ábaco

O ábaco (também conhecido pelo termo em japonês Soroban) foi a primeira tentativa bem sucedida de criar uma máquina de contar. É um instrumento que tem servido até hoje como máquina de calcular, principalmente em algumas regiões da China. Ele pode ter várias formas, sendo a mais comum a criada pelos chineses que é formado por contas colocadas em varetas paralelas fixadas em uma caixa de madeira retangular, conforme a figura 01 a seguir.

Fig.01 - O ábaco, para muitos, é o instrumento símbolo dos primórdios da computação.

1
1/7