APRESENTAÇÃO
UNIDADE 1
REFERÊNCIAS
AUTOR
COMO IMPRIMIR
   ReferÊncias

APPLE, Michael. A educação e os novos blocos hegemônicos. In. RODRIGUES, Alberto Tosi, Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

BASSALO, Lucélia & PIMENTEL, Rúbia. Pesquisa em educação. Belém: UNAMA. 2003.

BUVINICH, Manuel. Os 14 anos do ECA. Revista Isto é. São Paulo, n. 1815, de 21 de julho de 2004.

______ . Educação e sociologia. Ed. Melhoramentos: São Paulo. 1967.

CATANI, Alfredo & Nogueira, Maria Alice (org.). Escritos de educação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1998.

DURKHEIM; Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.

FREITAS, Maria Virgínia. Jovens no Ensino Supletivo: Na escola e na rua. In.Silva, Heron, Luiz (org.) A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2000.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 1998.

HAGUETTE, André. Sociologia: A maneira sociológica de ver o mundo. Fortaleza:GEO, 1996.

HUBERMAN, Leo. A história da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.

IMBIRIBA, Nazaré(org). Sin Hadas, Sin munecos: uma síntese da niñez em la amazonia. Bogotá, Colômbia:UNICEF/UNAMAZ. 1993.

ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In. aquino, Júlio Groppa. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus.1998.

JAPIASSÚ, Hilton. A revolução científica moderna. São Paulo: Letras & Letras. 1997.

LOURO, Guacira. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade. v. 20, n. 2, jul/dez, 1995. p. 71-100. Porto Alegre: UFRGS – Faculdade de Educação. 1995.

______ . Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes. 1997.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchausen : marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 1994.

MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Campinas, São Paulo: Ed. Moderna. 1999.

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez / Autores associados, 1990.

OLIVEIRA JÚNIOR, Osmar. Neoliberalismo, educação e emprego. Juiz de Fora: FEME, 1999.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas,1994.

RODRIGUES, Alfredo Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP& A, 2001.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In. Educação e realidade v.20, N.2, jul/dez 1995. p.101-132. Porto Alegre: UFRGS – Faculdade de Educação, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

______ . O que produz e o que reproduz em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

______ . Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes. 1997.

TORRES, Carlos Alberto. & ALLEN, Raimond. Teoria social e educação. Porto: Ed. Afrontamento, 1997.

ZALUAR, Alba. A autoridade, o chefe, o bandido: dilemas e saídas educacionais. In. Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação / Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, 1995.